data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação/
As obras de recuperação da BR-158, entre Tupanciretã e Cruz Alta, iniciadas há pouco mais de um mês, já estão deixando os primeiros trechos da rodovia em condições de nova. Em boa parte da estrada, o trabalho consiste na retirada do asfalto velho e também da base de pedras, que é refeita e misturada com cimento para deixar a base mais resistente para suportar o peso de carretas.
Segundo a construtora Della Pasqua, que é responsável pelo serviço, os primeiros 2,2 quilômetros já foram asfaltados, e outros 1,5 mil metros de extensão tiveram a base refeita. Até esta quinta-feira, a previsão é que mais 1 km seja pavimentado. É colocada uma camada nova de asfalto. A empresa começou os trabalhos próximo a Tupanciretã e está indo em direção a Cruz Alta. A estimativa do Dnit é que a recuperação total dos 42 km leve dois anos para ficar pronta.
Quais os cenários possíveis e o que pesa contra cada uma dos réus do Caso Kiss
O Dnit de Cruz Alta informa que nesses locais onde a base é refeita são colocadas camadas de asfalto novo, totalizando 12 cm de altura. Em outras partes da estrada, será feita a fresagem (retirada do asfalto com problema) e colocada uma camada nova de 4 cm. Depois, o trecho recebe sinalização nova. O custo total é estimado em R$ 37 milhões e vai devolver as condições de boa trafegabilidade a essa estrada tão importante para o transporte da safra e que liga o Centro do Estado até o Norte gaúcho e a Santa Catarina.